Pandemia do sedentarismo
Atualmente, em 2020, durante a quarentena provocada pelo Covid-19, é muito comum que os indivíduos deixem as atividades físicas de lado. Pela falta de espaço, muitos acabam perdendo a disposição e motivação para cuidarem de si mesmos.
Apesar de ser recomendado ficar em casa, em quarentena, para evitar a transmissão do vírus, não significa que as atividades físicas estejam dispensadas. Segundo a OMS é recomendável ao menos 30 minutos de exercício moderado diariamente. Anteriormente à quarentena as taxas de sedentarismo no Brasil já eram de 84% dos jovens em idade escolar, e, durante a pandemia, estima-se cerca de 50% desses diminuíram ainda mais suas atividades físicas e mesmo nos países com a situação da pandemia já mais controlada, os jovens não voltaram a praticar esportes como anteriormente.
- Problemas do sedentarismo:
-
Obesidade
-
Aumento do colesterol
-
Atrofia muscular
-
Aumento da pressão arterial
-
Problemas articulares
-
Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
-
Diabetes tipo 2
-
Distúrbios do sono
-
Estresse
-
Menor eficácia da vacina contra o covid-19.
- E os exercícios?
Diante desse contexto de pandemia, portanto, é evidente que é ainda mais necessário focar nos exercícios físicos, visto que é preciso permanecer em casa, o que impede que nos locomovamos normalmente. Para isso, um grupo de alunos do Colégio são Luís preparou uma séria de maneiras seguras que buscam ajudá-los a prevenir o sedentarismo e as demais adversidades citadas à cima.
Para se ajustar às condições geradas durante a quarentena, serão citados somente práticas que não envolvem maquinários ou pesos, ou seja, somente trabalham com o peso corporal, para não ser necessário ir à academia, por exemplo. Atualmente, também, já com a diminuição do número de mortes do Covid-19, já é possível sair para uma caminhada ou andar de bicicleta, mas é claro que ao ar livre e sempre de máscara, o que é estimado queimar 144 e 229 kcal/30min, respectivamente.
Já para se exercitar completamente em casa, é apenas necessário espaço suficiente para esticar as pernas e os braços, sem atingir possíveis móveis:
- Alongamentos na região do pescoço, para soltar a musculatura da parte superior das costas; na região do braço, do abdômen e das pernas.
Intercalar:
- Polichinelos: 5 séries 50 repetições, 50kcal
- Abdominais: 5 series de 1min, 50kcal
- Agachamentos: 5series de 1 min; 50kcal
- Flexões: 3 series de 10; 40 kcal
(apenas 3x por semana)
- Para que ser tão chato?
- Pode ser praticado 10 minutos de dança, modalidade que queima 300kcal/30min, além de ser extremamente divertida!
- Limpar a casa? Sim há um gasto calórico semelhante ao de uma caminhada; cerca de 300kcal/hora.
- Trabalhar em pé, é metade de uma caminhada! 150kcal/h